Nunca é cedo ou tarde demais para COMEÇAR

De acordo com um estudo do Sebrae, a idade média do empreendedor brasileiro é de 44,7 anos. O grupo dos empreendedores é formado principalmente por indivíduos que tem entre 35 e 44 anos (25%) e entre 45 e 54 anos (25%). Logo depois estão os que tem entre 25 e 34 anos (19%). Os mais jovens, que tem entre 18 e 24 anos, representam apenas 5% do total.

Já um outro estudo de 2018 do professor do MIT Sloan, Pierre Azoulay, e do estudante de doutorado Daniel Kim, a idade média dos empreendedores dos EUA que iniciaram empresas e passaram a contratar pelo menos um funcionário é de 42 anos, e nos novos empreendimentos com maior crescimento o fundador tinham uma idade média de 45 anos. A tendência de envelhecimento da população pode ser uma das causas da maior presença de pessoas mais maduras entre os empreendedores. 

Boas ideias surgem em qualquer idade. Aos 21 anos Bill Gates fundou a Microsoft. Jeff Bezos fundou a Amazon com 30. Stan Lee criou os primeiros heróis da Marvel com 39 anos. Aos 44 Sam Walton fundou o Wal-Mart. Henri Nestlé inventou a farinha láctea aos 52 anos. Ray Kroc também tinha 52 quando criou a rede de franquias do McDonald’s. John Pemberton criou a fórmula da Coca-Cola quando tinha 55 anos e Charles Flint tinha 61 quando iniciou a IBM. Estes são apenas alguns exemplos de negócios mundialmente conhecidos e que existem até hoje.

Para os que começaram muito novos foi preciso experiência para transformar os seus negócios em histórias de sucesso. Steve Jobs tinha 21 anos quando ajudou a fundar a Apple, mas era um CEO de 46 anos quando lançou o iPod. Bill Gates (o 2º mais rico do mundo em 2020) e Jeff Bezos (o 1º da lista dos mais ricos do mundo em 2020), por exemplo, tiveram mais sucesso com 50 anos do que com 20.

Na juventude Silvio Santos era camelô. Aos 23 anos JK Rowling (autora dos livros Harry Potter) estava quebrada. Jeff Bezos (fundador da Amazon), Sharon Stone (atriz) e Shania Twain (cantora) já trabalharam no McDonald’s. Barack Obama era organizador de comunidades. Samuel Klein chegou a ser preso pelos nazistas e enviado a campos de concentração na Polônia antes de vir ao Brasil e abrir a Casas Bahia. Flávio Augusto aos 19 anos vendia cursos de inglês pelo orelhão, hoje o fundador da escola de inglês Wise Up é dono do time de futebol Orlando City dos EUA. O Coronel Sanders fundou o KFC (fast-food de frango frito dos EUA) quando tinha 40 e foi um fracasso até os 65 anos. Falhou mais de 1000 vezes antes de conseguir vender a sua primeira franquia. Mas aos 88 anos tornou-se bilionário. 

Diz a lenda que há muitos anos atrás, Elon Musk consertava o seu antigo carro BMW com peças que encontrou em um ferro-velho. Hoje, a sua empresa Tesla (fábrica de carros elétricos) vale mais do que a BMW. Portanto, nunca desista!

LEMBRE-SE: Talvez agora você não esteja onde queria, mas você não é pequeno. Você está pequeno. E tem uma grande diferença nisso.

Deixe uma resposta