Dados do Global Entrepreneurship Monitor e do Governo do BRASIL

A pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 realizada em 55 países e que no Brasil teve o apoio do Sebrae, colocou o nosso país em uma posição de destaque. O Brasil apresenta a 4ª maior Taxa de Empreendedorismo Inicial (negócios de até 3,5 anos de existência) entre os países incluídos na pesquisa. Considerando a Taxa de Empreendedores Estabelecidos (negócios com mais de 3,5 anos de existência), o Brasil apresenta a 2ª maior marca Global. Destaque semelhante é o alcançado com a Taxa Total de Empreendedorismo, onde o Brasil apresenta a 4ª melhor marca do mundo e a maior taxa entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Nesta mesma pesquisa do GEM, quase 90% dos empreendedores iniciais brasileiros concordam (total ou parcialmente) que a escassez de emprego constitui uma das razões para desenvolver a iniciativa empreendedora com a qual estão envolvidos. A pesquisa também identificou que pouco mais da metade dos empreendedores apontou que “fazer a diferença no mundo” foi um dos motivos que os levou a empreender. Em contraposição, pouco mais de um terço dos empreendedores confirmou que a ambição de construir uma grande riqueza ou obter renda muito alta está presente entre as motivações. 

De acordo com o Governo do Brasil (Ministério da Economia), nos primeiros quatro meses de 2020 foram abertas no País 686.849 empresas, e no mesmo período, foram fechadas outras 351.181. Atualmente (período em que escrevo este livro), há 18.466.444 empreendimentos ativos no País que estão, principalmente, nos setores de serviços (46,13%) e comércio (35,38%).

As atividades econômicas que mais abriram empresas nos quatro primeiros meses de 2020 foram as de cabeleireiro, manicure e pedicure; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e de promoção de vendas. As que mais fecharam as portas no mesmo período foram as de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e as de comércio varejista de produtos alimentícios como minimercados, mercearias e armazéns.

Como é possível no mesmo período do ano a mesma atividade econômica ser a que mais fechou e também a que mais abriu empresas? Isto nos mostra que enquanto uns olham para o período como uma crise, outros olham para o mesmo período como uma oportunidade. A Microsoft (software), Southwest Airlines (aviação), Gap (vestuário) e Home Depot (produtos para o lar e construção) foram fundadas durante as recessões. A HP (tecnologia), Texas Instruments (eletrônicos), Polaroid (fotografia) e a Revlon (cosméticos) iniciaram as suas atividades durante a Grande Depressão Americana.

Uma coisa é certa, enquanto você trabalhar para alguém, não terá segurança no emprego. Por que ter um emprego em uma organização quando esse emprego pode ser retirado de você facilmente? Enquanto você seguir as instruções de outras pessoas, não estará cumprindo o seu destino de fazer a diferença no mundo, no modo como as pessoas vivem e trabalham.

Você não precisa de uma grande ideia para iniciar um negócio, nem um MBA em gestão empresarial, tudo o que você precisa é de um produto ou serviço (Modelo de Negócio) fundamentado em um propósito, pessoas dispostas a pagar por ele e um jeito de ser pago. 

Uma vez começado, a sua ideia será transformada ao longo do tempo. Empreendedores inteligentes não se apegam ao plano original ou à solução (eles se apegam ao propósito!) e você perceberá que a cada dia é um outro dia mais próximo do sucesso, e mudar o plano faz parte do plano.

Agora, neste instante, abandone o seu emprego. Olha, na verdade, você não precisa pedir demissão exatamente agora. Você pode simplesmente “decidir” pedir demissão agora e continuar trabalhando. Trabalhe o tempo suficiente para acumular capital e contatos e depois parta por conta própria. Pense nisso, pois foi exatamente o que fiz há vários anos atrás.

Dá medo? Com certeza sim! Mas as pessoas não têm medo do fracasso. Elas têm medo da culpa e das críticas, dos comentários dos amigos e familiares.

Proponho o seguinte desafio, responda as seguintes perguntas quando estiver pensando em empreender:

  • Se eu for criticado, sofrerei algum tipo de perda mensurável? Perderei meu emprego, perderei muito dinheiro, perderei a minha família ou perderei amigos importantes? Se o único efeito colateral for a tristeza ou a mágoa que você irá sentir, então terá que comparar isso aos benefícios de fazer algo que realmente valha a pena. Como diz Seth Godin (guru do Marketing): “Ser notável é excitante, divertido, lucrativo e ótimo para sua carreira. Sentir-se mal é algo que passa”.
  • E como diz o meu filho mais novo: “É coisa que morre?” Se não for, continue.

Você sabia que Phil Knight, o criador da Nike, gostava de correr? E que no início ele importava tênis de corrida do Japão e os revendia na frente dos centros de treinamento de corrida? E que usava o porta-malas do seu carro como estoque e expositor? Se fosse hoje o chamaríamos de sacoleiro. Phil trabalhou mais de 6 anos em outros empregos (ele trabalhava em sua empresa à noite e nos finais de semana) para poder realizar o seu sonho. Hoje Phil Knight é um dos homens mais ricos do mundo e a sua marca é reconhecida em todo lugar.

Em 1955, havia mais de 10 mil restaurantes de hambúrgueres no mundo quando Ray Kroc decidiu construir a gigantesca rede de franquias do McDonald’s. Qualquer um poderia ter feito. Ninguém fez. Ele fez.

Na Gentees Impacto Social temos a honra de trabalhar com várias empreendedoras que transformaram a sua paixão em trabalho de tempo integral. Temos uma advogada que criou uma marca de roupas, uma professora que se especializou em mochilas e carteiras artesanais, uma engenheira que confecciona roupinhas e acessórios Pet, e muito mais! Temos presenciado uma grande mudança, e as pesquisas comprovam que o brasileiro é um dos povos mais empreendedores do mundo.

E você, tem coragem de começar algo que possa mudar a vida de milhares de pessoas? O que te impede? O que atrapalha o seu caminho?

LEMBRE-SE: Todos os empregos são temporários e os trabalhadores estão sempre correndo o perigo de perderem o seu emprego.

Deixe uma resposta