Downloads,  Publicações

Modelo C: Manifesto por um Modelo Completo

O momento exige integrar e reconhecer o conjunto, muito mais do que as partes. Precisamos trabalhar de maneira articulada e ter um olhar mais crítico e menos romântico para não cair na armadilha para a qual caminha o campo de negócios de impacto social.

Duas ferramentas extremamente eficientes têm sido utilizadas para modelar negócios de impacto social: o Business Model Canvas e a Teoria de Mudança. Porém, prevalece um olhar isolado que, ora atenta para o desenho do negócio, ora para a cadeia de resultados.

Essa separação não é mais possível. Negócios de impacto socioambiental não são isso ou aquilo, são ambos. Assim, advogamos pelo Modelo de Negócio e Teoria de Mudança, trabalhados em concomitância, a formar um modelo completo – o Modelo C. Completo, compreensível, colaborativo, constante e de conteúdo vivo.

O Modelo C respeita, valoriza e se nutre das duas abordagens, porém, com o grande diferencial de integrá-las. Assim, unificando aquilo que é indissociável. Que este modelo, uma abordagem e não apenas uma ferramenta, contribua para amadurecer negócios de impacto mais sustentáveis e efetivos em sua capacidade de transformação da sociedade.