Downloads,  Publicações

Guia gratuito ajuda na avaliação de negócios de impacto social

Novos negócios sociais surgem a cada dia. Mas como é possível saber se eles realmente oferecem propostas viáveis e soluções para os desafios enfrentados pela sociedade? Para ajudar no processo de autoavaliação, a Artemisia, juntamente com a Agenda Brasil do Futuro e a Move Social, lançaram o “Guia prático de avaliação para Negócios de Impacto Social”.

Gratuito, o material foi elaborado pelos organizadores a partir da premissa de que avaliação é um instrumento importante para melhorar o modelo de negócios, atestar o impacto causado pela empresa e, consequentemente, atrair mais investidores e recursos. O guia responde à perguntas práticas como: quais são os principais conceitos em avaliação de impacto, por que e quando faz sentido avaliar, como criar uma cultura de avaliação em uma iniciativa/empreendimento social, entre outras.

São sete passos para desenhar uma avaliação, divididos em dois capítulos que vão da análise de contexto e stakeholders do negócio, passando por etapas como a formulação de perguntas avaliativas e eleição do modelo de investigação, para chegar finalmente na análise de informações…